Dicas Valiosas Sobre Como Economizar Dinheiro no Dia a Dia

Depois de terminar o mês no vermelho, a maioria das pessoas pensa em economizar dinheiro. A tarefa de economizar é difícil, mas com algumas mudanças diárias, é possível terminar o mês com dinheiro na conta.

Organize-se para economizar dinheiro

economizar dinheiro

  • Registre todas as suas despesas

É importante registrar os gastos para saber onde aperta o gargalo das finanças. A dica é ter uma agenda exclusiva para os gastos e tomar nota de tudo. Guardar as notinhas do cartão também é válido. A partir destes dados, veja onde é possível cortar gastos.

  • Crie metas para seus gastos:

Coloque limites para seus gastos. Divida-os em gastos essenciais, prioridades financeiras e lazer e tente não ultrapassar a meta mensal.

Além disso, faça uma lista de itens dispensáveis e corte — sem pena — as despesas desnecessárias. Os itens que ficarem mais para o final da lista devem ser avaliados para corte ou redução — como os gastos supérfluos.

  • Pague suas contas no mesmo dia

Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que cai o seu salário. Assim fica bem mais fácil se organizar. O dinheiro entra, você já paga tudo o que deve e fica na conta apenas com o dinheiro necessário para passar o mês.

Some todas as contas da casa: supermercado, luz, água, internet e telefone. Além disso, considere nesse cálculo os custos com entretenimento e saúde, como a mensalidade da academia, por exemplo. Saber exatamente para onde vai o dinheiro é o primeiro passo para diminuir os gastos mensais.

Outro ponto é que pagar as contas em dia ajuda a evitar juros e multa. Esses encargos prejudicam a saúde financeira de qualquer pessoa, ainda mais levando em conta que o Brasil tem umas das taxas de juros mais altas do mundo.

  • Crie prazos para seus objetivos:

Você quer quitar suas dívidas? Até quando? Quer juntar dinheiro para comprar um carro? Daqui a quanto tempo? Quando as metas têm data ficamos mais motivados para cumpri-las no prazo.

  •  Aumente sua renda

Além de fazer planejamentos mensais, considere realizar freelancers nas horas vagas ou aos fins de semana.  Que tal ainda transformar um hobby (costurar, pintar, cozinhar) em uma nova fonte de renda? Não depender somente do salário ajuda você a juntar uma grana extra.

  • Economize dinheiro diminuindo seus gastos

Frear os gastos, deixar o cartão de crédito de lado e pagar as contas com dinheiro vivo são dicas valiosas para economizar dinheiro. O cartão de crédito nos dá a falsa impressão de que temos uma renda maior do que na realidade. Parcelar as comprar também pode ser um perigo que pesa no orçamento.

Além disso, levar dinheiro vivo para o supermercado, por exemplo, faz você avaliar os gastos e ficar de olho nas compras. Não ceda aos impulsos nas compras de shoppings, avalie o que realmente é necessário.

Antes de comprar, pense se não vale a pena consertar, ou seja, quando um eletrodoméstico quebra ou uma roupa de que você gostava não serve mais, reavalie a necessidade de ter uma coisa nova. Muitas vezes consertar sai mais barato.

Na parte do lazer, verifique na sua cidade as opções gratuitas. Aproveite também os parques da cidade, assista a um filme com pipoca e chame os amigos. Trocar o restaurante por jantar na casa dos amigos também é uma forma de economizar sem deixar a diversão de lado.

Atenção:  Não ignore os pequenos gastos

economizar-dinheiro

Um cafezinho depois do almoço e o lanchinho da tarde não fazem diferença no seu orçamento, certo? Errado! Algumas pessoas acabam ignorando os pequenos gastos do dia a dia sem perceber que, muitas vezes, eles são os principais vilões do orçamento.

Em casa, procure fazer você mesmo os serviços diários. Uma organização com tarefas domésticas entre os familiares é uma grande dica para economizar.

 Organize suas prioridades financeiras

Se você está endividado, sua primeira prioridade financeira deve ser quitá-las. Se conseguir pagar à vista, é preferível para conseguir um bom desconto nos juros. Se não, faça uma contraproposta aos credores para conseguir parcelas que caibam no seu orçamento.

Tente poupar

economizar-dinheiro

Em meio à crise, sabemos que é difícil falar em poupar, mas tente tirar qualquer valor por mês. Com o tempo, poupar se tornará um hábito cada vez mais fácil e, com organização, será ainda mais fácil aumentar o valor da poupança cada vez mais.

Outra ideia importante é encarar a poupança mensal como mais uma de suas despesas. No dia em que seu salário cair, já mande para a poupança o valor que você se propôs a guardar. Imagine que sua poupança mensal é mais uma conta que tem vencimento e não pode deixar de ser paga.

 E atenção: Crie uma reserva de emergência. Seu primeiro objetivo financeiro deve ser criar um fundo de emergência para se prevenir contra as adversidades da vida.

Reveja os gastos essenciais

economizar-dinheiro

Ao precisar de remédios, pergunte ao seu médico se pode trocá-los por genéricos que são, na maioria das vezes, bem mais baratos. Outra dica é economizar na luz. Ao sair de determinado ambiente, não deixe a luz acesa. A economia virá no final do mês.

Além disso, fazer compras no atacado pode significar bastante economia todos os meses. Avalie o pacote da TV a cabo e, sempre que der, cozinhe em casa. Pedir comida pode pesar no fim do mês.

Utilize a tecnologia a seu favor para economizar dinheiro

economizar-dinheiro

Ou seja, comece a usar um bom aplicativo de gestão financeira para economizar dinheiro. O controle de entradas e saídas de dinheiro é o meio mais fácil de saber quais são os seus maiores gastos e evitar despesas desnecessárias.

Nestes aplicativos, você registra as receitas e as despesas, inclusive aquelas pequenas, que parecem irrelevantes, mas fazem muita diferença no fim do mês.Assim, você consegue controlar o quanto já gastou, quanto ainda sobra na conta e o que ainda precisa ser pago.

Nos aplicativos, também é possível criar metas e orçamentos, gerar gráficos fáceis com informações detalhadas e realizar um planejamento financeiro poderoso. Economizar dinheiro com tecnologia fica ainda mais fácil.

Seja Um Investidor Inteligente!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Ebook Grátis: Como Investir no Tesouro Direto
Como Investir Com Rendimento
  • Passo a Passo como investir
  • Qual o melhor título para investir
  • Rentabilidade de cada título
  • Prática do início ao fim
  • Um das melhores aplicações atualmente
  • Saiba porque fugir da poupança