Investir em LCA: Rentabilidade e Segurança Em Um Mesmo Investimento.

O que é e como funciona investir em LCA?

investir-em-LCA

Será que vale a pena investir em LCA? Mas o que é esse investimento?

As Letras de Crédito do Agronegócio são emitidas por instituições financeiras e possuem como lastro os direitos creditórios que são originados no agronegócio. O  agronegócio, também conhecido como agrobusiness, consiste no setor que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva ligada à agropecuária.

Diferente do que muitos acreditam, o agronegócio não se limita apenas à pecuária e agricultura. Ele envolve também as atividades desenvolvidas pelos fornecedores de sementes ou insumos, serviços, equipamentos, beneficiamento de produtos etc.

A LCA é um investimento de Renda Fixa e tanto o valor a ser pago como a data de vencimento são pré-estabelecidos no contrato com o credor. Como qualquer outro título de renda fixa, os Bancos e outras instituições emitem títulos e os vendem para investidores.

Após um determinado tempo, o banco recompra esses papeis entregando ao investidor o valor da compra somado a uma taxa de juros.

O esquema é simples: quando compra uma Letra de Crédito do Agronegócio, o investidor empresta esse recurso ao banco emissor e ele, por sua vez, o utilizará para financiar atividades agropecuárias de terceiros.

Entretanto, é importante entender que, no vencimento do seu título, você receberá seu rendimento independente dos credores do banco. Diversas instituições financeiras emitem Letra de Crédito do Agronegócio e são inúmeros os serviços que esse dinheiro financia.

LCA e Imposto de Renda

Investir em LCA tem suas vantagens. A LCA é isenta de Imposto de Renda para pessoas físicas já que quem investe em Letras de Crédito do Agronegócio, aos “olhos do governo”, está contribuindo para o desenvolvimento e aquecimento da economia nacional.

Quem pode investir em LCA?

Felizmente, existem Letras de Crédito com preços adequados para qualquer bolso. Bancos menores oferecem Letras de Crédito por preços acessíveis – por volta dos R$ 500 para a primeira aplicação – até títulos com elevados aportes necessários. Qualquer pessoa pode investir em LCA.

O banco emissor do título determina o mínimo que você poderá investir para comprar o papel. É bom pesquisar com corretora ou o banco que escolher quais os títulos que estão disponíveis. Uma vez que tiver acesso a essa tabela, estará pronto para o próximo passo.

Garantia  da LCA

A LCA tem a garantia do Fundo Garantidor de Crédito que é uma organização sem fins lucrativos e funciona como uma proteção aos investidores e poupadores.

Ou seja, caso o emissor de determinado título quebre, o FGC garante que você terá seu dinheiro recuperado. O Fundo cobre até R$ 250 mil por CPF. Isto é, se você possuir investimentos que ultrapassem esse limite, é recomendado que diversifique os emissores dos títulos.

Quais os prazos de uma LCA?

Para investir em uma LCA, é necessário não precisar do dinheiro a curto prazo. Neste tipo de investimento, assim como o seu preço, existem diversos prazos adequadas a diferentes objetivos. Entretanto, é comum que as melhores taxas de rentabilidade estejam atreladas aos maiores prazos.

Quer dizer, quanto mais tempo o dinheiro ficar investido, maior será a rentabilidade. O período mínimo de carência é de 90 dias e pode haver dificuldades de resgatar o valor antes deste período.

Mesmo que a taxa de retorno da LCA seja superior a de um CDB por exemplo, a aplicação pode não valer a pena para investidores que não têm certeza se realmente podem abrir mão dos recursos durante o prazo de investimento.

Como investir em LCA

  • Abra uma conta em uma corretora

Você pode adquirir o FCA em um banco ou em uma corretora, mas preste atenção a um detalhe: Se já conversou sobre investimentos com seu gerente de banco, é possível que ele tenha oferecido um título desse tipo.

Aqui mora um ponto que você deve redobrar sua atenção.Esse funcionário só poderá oferecer papéis emitidos pela própria instituição que trabalha. Se você investir por uma corretora de valores, terá acesso a outros vários emissores.

É por esse motivo que é recomendável o investimento por corretoras. Não só terá como investir pelos grandes bancos, mas conseguirá alcançar muitos outros emissores.

  • Defina seu objetivo

Uma vez que estiver com sua conta aberta, é hora de definir seus objetivos para escolher uma das várias opções de Letras de Crédito disponíveis. Quando você colocar em um papel o motivo de sua aplicação, a sua finalidade e o prazo que pretende resgatar, será bem mais fácil identificar o título certo para você.

 Qual é o rendimento da LCA?

investir-em-LCA

A rentabilidade de uma Letra de Crédito do Agronegócio normalmente está atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Quanto maior o período de investimento, maior o percentual do CDI que o banco pagará.

É possível encontrar Letra de Crédito do Agronegócio com rendimento superior a 90% do CDI, tornando o investimento bastante atrativo quando levamos em conta que é isento de Imposto de Renda.

Quais as desvantagens da LCA?

  • O valor mínimo de investimento é maior em comparação com outras aplicações mais comuns
  • Em geral, o rendimento é um pouco menor que as Letras de Crédito Imobiliário
  • O prazo mínimo requerido é de 90 dias
  • Não pode ser utilizado como margem de garantia para investir na Bolsa de Valores

Quais os riscos deste investimento?

investir-em-LCA

Os riscos para os investidores que alocaram o seu capital em Letras de Crédito do Agronegócio são bem baixos. Poderia-se dizer que o maior risco atrelado a esse tipo de investimento ocorreria no caso do banco que emitiu o título quebrar.

Mesmo que esse cenário aconteça, este é um título garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como dito acima. Dessa forma, alocar o seu capital em Letras de Crédito do Agronegócio constitui um método bastante seguro de rentabilizar os seus recursos.

Seja Um Investidor Inteligente!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Ebook Grátis: Como Investir no Tesouro Direto
Como Investir Com Rendimento
  • Passo a Passo como investir
  • Qual o melhor título para investir
  • Rentabilidade de cada título
  • Prática do início ao fim
  • Um das melhores aplicações atualmente
  • Saiba porque fugir da poupança