Qual Melhor Investimento a Longo Prazo Para Garantir Rendimentos no Futuro

Melhor investimento a longo prazo. Já pensou nisso? No imediatismo em que vivemos onde somente os resultados rápidos parecem ter valor, pensar a longo prazo soa como uma ideia distante, mas planejar investimentos para os anos seguintes pode garantir rendimentos eficientes no futuro.

É considerado investimento a longo prazo aquele que tem como período mínimo de aplicação o prazo de cinco anos. Este tipo de investimento costuma gerar ganhos para quem pretende ter estabilidade financeira quando se aposentar ou mesmo para aqueles que desejam conservar o patrimônio.

Há várias formas de aplicar fundos com o intuito de garantir quantias importantes no futuro e, para escolher o melhor investimento a longo prazo, é de extrema importância estabelecer o objetivo financeiro. O tempo que cada investidor tem para poupar até fazer o resgate é critério que decide o melhor investimento a longo prazo.

Para exemplificar, um investidor jovem pode escolher correr riscos na hora de aplicar fundos já que terá mais tempo para recuperar caso haja prejuízo. Já um investidor que está para se aposentar, deve escolher modalidade de investimentos com menor risco pois não seria benéfico para este perder dinheiro.

Outra dica importante é se o investidor é iniciante ou se já entende do mercado de investimentos.  Entre os melhores investimentos a longo prazo, podem ser citados a Bolsa de Valores, os Fundos de Investimento e o Tesouro Direto, além do Plano de Previdência Privada.

Escolha o melhor investimento a longo prazo

Image result for investimento a longo prazo

  • Bolsa de Valores

O mercado acionário, apesar de ser instável (pode subir ou descer), tem potencial de ganho superior às aplicações de renda fixa. Para se dar bem neste tipo de investimento para que ele seja o melhor a longo prazo, é importante escolher ações de companhia com boa saúde financeira.

Para quem tem um pouco mais de intimidade com este mercado e puder se arriscar, pode comprar ações quando os preços estiverem baixo e vender assim que os valores subirem. O fato é que investir a longo prazo neste tipo de modalidade pode gerar bons lucros.

  • Fundos de investimento

O fundo de investimento são vários cotistas geridos por uma instituição financeira e é controlado por um gestor que é especialista no mercado financeiro a quem cabe a tarefa de selecionar os melhores investimentos. Os lucros dos fundos de investimentos são repartidos entre os cotistas na proporção de sua participação.

  • Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas por meio da internet. O investimento foi desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia).

De baixo risco de crédito, este investimento de renda fixa é bom para aqueles que querem começar neste mercado, já que permite aplicações a partir de R$ 800 reais. Este também pode ser considerado um dos melhores investimentos a longo prazo.

Nesta modalidade, existem títulos prefixados em que o investidor já sabe o percentual de rendimento no ato da compra dos papeis ( para momentos de juros altos) e pós-fixados (atrelados a um determinado indexador, como IPCA e Selic), ideal quando se tem perspectiva de aumento da inflação ou da taxa de juros.

No plano de previdência privada, o melhor investimento a longo prazo para alguns, é possível decidir quanto investir todo mês. Trata-se de uma forma de disciplina financeira, para que o investidor “se obrigue” a alocar parte de suas reservas periodicamente a esse fundo, sendo também de baixo risco.

Investimentos a Longo Prazo: por que?

  • Chance de se recuperar

O melhor do investimento a longo prazo é que os ventos sopram a favor de quem tem paciência para esperar o mercado se recompor. Se as decisões de compra de papeis não se mostraram acertadas, reduzir as perdas pode ser impossível se o investidor estiver em uma aplicação de curto  prazo.

Se o investidor está mantendo posições compradas pensando no longo prazo, as flutuações diárias do mercado não o afetarão. Da mesma forma, se algum movimento não foi adequado, há tempo para recuperar o prejuízo.

  • Ganho no Imposto de Renda

A mordida do Leão é mais piedosa com quem tem investimentos financeiros focados no longo prazo. No caso dos fundos de renda fixa, por exemplo, a Receita Federal utiliza a tabela regressiva.

Ou seja, caso o valor aplicado seja retirado antes de 180 dias, será taxado em 22,5%. Entretanto, caso o resgate do valor aplicado seja solicitado após 720 dias, a tributação cai para 15%..

Importância da Diversificação

boneco em cima de moedas

Por mais seguro que seja um investimento a longo prazo, sempre há riscos envolvidos. Logo, para evitar transtornos no futuro, é recomendável que o investidor diversifique suas aplicações financeiras com base no seu perfil de risco, pensando no melhor  investimento a longo prazo.

A diversificação de investimentos é uma estratégia de redução de riscos e maximização de ganhos. Ela pode ser configurada para a aplicação em diferentes ativos, setores e categorias. É o que diz o ditado: “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”.

Uma indicação é colocar uma porcentagem do patrimônio na renda fixa e outra na renda variável. Existem investidores que não colocam só dinheiro em ativos financeiros, mas também em imóveis, terrenos, obras de arte, entre outros.

Os investimentos não devem ser usados como fundos de emergência. Para que não sejam resgatadas as aplicações financeiras a longo prazo, é importante que o investidor tenha uma reserva para casos de imprevisto.

Avaliação temporária  

Mesmo a longo prazo, é importante reavaliar de tempos em tempos as aplicações, para saber se estão no caminho certo. Com ajustes precisos, é possível aproveitar as oportunidades de cada contexto econômico. O melhor investimento a longo prazo pode mudar com o tempo.

Um exemplo é a aplicação na bolsa de valores. Um investidor iniciante deve comprar ações pensando no longo prazo, mas não precisa ficar refém de um papel cuja perspectiva não lhe agrada mais.

É importante monitorar o desempenho do portfólio de investimentos. A economia é dinâmica e as perspectivas podem se alterar rapidamente. Para tomar as melhores decisões, é bom assistir o noticiário. A cada reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central há uma decisão sobre os juros.

Por isso, não deixe de fazer projeções periódicas. Dessa forma, é mais fácil ajustar o caminho quando necessário. Procure o melhor investimento a longo prazo para sua realidade e decida como participar desta modalidade da melhor forma.

Dica Extra: Mas caso você queira dar um passo a mais no aprendizado de finanças pessoais e ir direto ao ponto sem enrolação, tenho aqui um curso online do Gustavo Quadros. Lá você irá aprender como ter um melhor controle do seu dinheiro. Além de fazer sobrar no final do mês para começar a investir.

Convido você acessar a página do curso e ver maiores detalhes.

Este é o primeiro passo caso queira ter uma reserva financeira de 6 meses de sustento caso percam o emprego na Crise, sem precisar recorrer ao seguro-desemprego e FGTS, então este é o primeiro passo que você precisa.

Clique e saiba mais sobre o curso que tenho certeza que irá gostar.

Bons estudos!

Ebook Grátis: Como Investir no Tesouro Direto
Como Investir Com Rendimento
  • Passo a Passo como investir
  • Qual o melhor título para investir
  • Rentabilidade de cada título
  • Prática do início ao fim
  • Um das melhores aplicações atualmente
  • Saiba porque fugir da poupança