Qual o Melhor Banco Para Investir Meu Dinheiro com Rentabilidade?

A facilidade do acesso a informação fez com que aumentasse o número de investidores no Brasil. Com matérias cada vez mais explicativas, qualquer pessoa pode se tornar um investidor, basta pesquisar qual a melhor opção para cada perfil.

Para os investidores iniciantes, uma dúvida bem comum é “em qual banco devo investir?”. Essa é uma escolha difícil, que deve ser pautada por diferentes fatores. O ideal é sempre  levar em consideração as necessidades individuais do investidor, além de conhecer bem sobre as instituições financeiras.

Melhor banco para investir

qual o melhor banco para investir

Em pesquisa recente deste ano, a Fundação Getúlio Vargas – em parceria com a Fractal Consult – divulgou os melhores bancos a se investir em renda fixa, fundos e ações, entre outras  aplicações.

Pelo terceiro ano consecutivo, o banco Santander levou o prêmio Melhor Banco para Investir (MBI). O Itaú ficou em segundo lugar e o Bradesco aparece na terceira posição.

Para participar, a FGV considera as instituições que têm, ao menos, 50 agências físicas e estão presentes nos maiores estados do Brasil. Na quarta edição do prêmio, cinco instituições foram analisadas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander.

Os critérios avaliados pela comissão julgadora foram os principais serviços de investimento oferecidos pelos bancos, sendo, ao todo, seis categorias:

  • ações;
  • fundos multimercados;
  • money market;
  • renda fixa;
  • varejo;
  • varejo seletivo.

A categoria money market se refere aos fundos de investimento de curto prazo e aos fundos simples. Já na categoria varejo, se enquadram os fundos que possuem clientes com menor poder aquisitivo.

Já na categoria varejo seletivo, são analisados os fundos voltados a clientes que estão acima do segmento varejo, mas ainda não são incluídos no segmento private, como seria o caso dos clientes Santander Van Gogh e Bradesco Prime, por exemplo.

A pesquisa avalia o desempenho dos produtos de investimentos por meio dos fundos de bancos e de questões qualitativas, como taxas de administração menores do fundo, tíquete médio de investimento inicial, número de reclamações dos bancos de acordo com o Banco Central e custos dos pacotes contratados.

A página da Exame divulgou a classificação dos vencedores por categoria. Na categoria ações, o Banco do Brasil ficou em primeiro lugar, seguido do Itaú. Já na categoria Fundos Multimercados, a Caixa teve o primeiro lugar, seguido do Banco do Brasil,

Na categoria Renda Fixa, o Itaú se sobressaiu ao Santander. O Santander teve primeira colocação nas categorias varejo e varejo seletivo, ultrapassando o Itaú. O Santander ficou também em primeiro lugar na categoria Money Market, ultrapassando a Caixa Econômica Federal.

Foque no que é importante

qual o melhor banco para investir

A pesquisa da FGV não pode ser vista como único ponto de observação na hora de escolher o melhor banco para investir dinheiro. Normalmente, os bancos tendem a dar mais atenção para clientes que são “premium” e isso se mostra desvantajoso para os pequenos ou iniciantes investidores.

As pesquisas são boas indicações para descobrir qual o melhor banco para investir dinheiro sem correr risco. No entanto, nem sempre eles vão ser a melhor escolha porque tudo vai depender do perfil do investidor, do tempo de aplicação, entre outros fatores.

Assim sendo, o que os especialistas financeiros recomendam é que na hora de contratar uma aplicação financeira, o investidor faça simulações também em corretoras de investimentos. Se o investidor lucra, a corretora lucra também.

Entre outras vantagens, as corretoras oferecem oferta de produto, já que oferecem uma gama de produtos de várias instituições. Além disso, nas corretoras de investimento há a possibilidade de diversificação de produtos, o que é bom para qualquer investidor.

Já nos bancos, a comodidade é um ponto positivo.  Sem dúvida é mais fácil e cômodo direcionar os investimentos no próprio banco, sem precisar fazer transferências. No caso das corretoras, é preciso transferir o dinheiro para a conta delas quando decidir investir.

Em questão de segurança, os dois investimentos são bons. O Tesouro Direto é garantido pelo Tesouro Nacional; poupança, CDB e LCI, por exemplo, são garantidos pelo Fundo Garantidor de  Créditos; fundos são garantidos pelos ativos que contêm; ações e debêntures são garantidas pelas empresas que as emitem.

No fim das contas, o melhor investimento financeiro é aquele que se encaixa no seu perfil. Antes de optar pelo melhor banco para investir dinheiro, opte por levar em conta os seus objetivos financeiros.

Pesquisar para investir melhor

qual o melhor banco para investir

Apesar de os bancos não contarem com a variedade das corretoras, se você estudar e souber tirar proveito do mercado financeiro, qualquer banco pode ser bom para investir, bastando apenas uma pesquisa básica de taxas de retorno e custos de manutenção para seu dinheiro em sua conta.

No fim das contas, seu investimento terá um melhor destino se você for capaz de estudar mais o mercado e obter informações sobre o que acontece, comparando com os resultados do banco de sua opção e vendo se são positivos ou negativos em relação ao mercado.

Resultados negativos constantes são motivos para mudança quase que imediata de banco. Já resultados positivos, são motivos para continuar com seu investimento na mesma instituição, a não ser que os custos para manter seu dinheiro ali acabem não compensando os lucros obtidos.

Compare sempre

qual o melhor banco para investir

Em resumo, para quem quer investir, é melhor comparar ambos. É recomendável para o investidor ter conta em banco e em uma boa corretora de valores, pois vale a pena ter a corretora como contraponto, como comparação. Quando você tiver dinheiro para aplicar, veja o que o banco e a corretora oferecem e assim, decida por qual for melhor para ser perfil.

Seja Um Investidor Inteligente!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

Ebook Grátis: Como Investir no Tesouro Direto
Como Investir Com Rendimento
  • Passo a Passo como investir
  • Qual o melhor título para investir
  • Rentabilidade de cada título
  • Prática do início ao fim
  • Um das melhores aplicações atualmente
  • Saiba porque fugir da poupança